quinta-feira, 15 de agosto de 2013

MESTRE ZAIA - UM ESCULTOR QUE ORGULHA NOSSA TERRA



Nascido em Pilar, terra do romancista José Lins do Rego, Isaías Alves da Costa (Mestre Zaia), desde criança descobriu sua vocação para a arte, pois costumava frequentar a feira de Caruaru, onde ficava horas a fio admirando os bonecos de barro do Mestre Vitalino. Decidiu treinar em casa. Deu certo. De lá para cá transformou o que considerava uma brincadeira de menino pobre em meio de vida. Atualmente, na sua galeria de celebridades, constam rostos esculpidos do ex-presidente Itamar Franco, Elba Ramalho e Jô Soares, que ele delineou na hora, à vista de todos - e até diante de câmeras de televisão –, para espanto de milhões de brasileiros que apreciam este tipo de arte.


Sua primeira obra foi esculpir o rosto do ex-deputado Fernando Melo, na época diretor do Colégio Estadual de Itabaiana. Disparou. Calcula que já esculpi mais de 18 mil peças, em 30 anos de profissão – cerca de 600 por ano. A mais famosa, foi a de Itamar Franco, quando ainda presidente do país. Zaia acha que ainda vai melar as mãos de barro por muitos anos. A freqüência de seu stand, no 9º Salão de Artesanato da Paraíba, atesta o que diz. As encomendas se avolumam e este é um dos tipos de trabalho que não pode ser feito por um substituto ou ajudante.



Certa vez, enquanto era entrevistado no programa de Jô Soares, na TV Globo, ele esculpia o rosto do apresentador, com a rapidez que o momento lhe pernitia. Jô ficou boquiaberto. E telespectadores do Brasil inteiro ficaram sabendo da existência de Zaia, que já é solicitado até para fazer trabalhos fora do país. Ele também sabe esculpir em ferro, bronze, cobre e madeira. Quem determina o material é o cliente. "Eu só decido sobre o preço", brinca.

Como reconhecimento, em sua carteira de clientes, figura personalidades como Gilberto Gil, Gal Costa, Alceu Valença, Jô Soares, entre outros tantos, espalhados nos quatro cantos do planeta. Foi homenageado pela Academia Brasiliense de Arte, Cultura e História. Participa de encontros nacionais, nas artes e no humor, ao lado de figuras como Chico Caruso e Jaguar, entre outros.



"Mestre Zaia em sua arte resgata de forma intuitiva, o dom, o entusiasmo, a dedicação e a alegria, de transformar elementos da natureza em expressão que conceituamos arte... Ele, vida."

Mestre Zaia teve sua obra como cenário no show do Poeta também paraibano Jessier Quirino. Onde mostravam algumas fotos de suas esculturas feitas em barro, retratando personagens típicos da Cultura Nordestina.




Assista a este vídeo:



Conheça também o seu blog: http://zaiaescultor.blogspot.com.br/

0 comentários:

HINO OFICIAL DE PILAR - cantado por Jordânia Borges

HINO OFICIAL DE PILAR- cantado por José Cosmo de Souza

Pilar(PB) Terra de Zé Lins

 
Pilar(PB) Terra de Zé Lins
Grupo Público · 958 membros
Participar do grupo
Poesias, fotos, eventos e notícias sobre o município de Pilar-PB.