quinta-feira, 22 de agosto de 2013

TRAGÉDIA EM PILAR – ADOLESCENTE MORRE AFOGADA NO RIO PARAÍBA




Foi na tarde de ontem (quarta-feira, dia 21 de agosto) que uma adolescente de treze anos, de nome Rose-Maire Ana do Nascimento,  que residia no município vizinho de Juripiranga, veio visitar parentes em Pilar e, juntos, resolveram tomar banho no Rio Paraíba, próximo ao Engenho Recreio, pertencente à família da prefeita de Pilar Virgínia Veloso. Quando, de repente, começaram a se afogar, sendo que três foram salvos por um popular, mas a adolescente submergiu em um poço profundo, construído pela extração mecanizada de areia do leito do rio, por empresas que exploram o produto já ha vários anos no município.

A extração mecanizada de areia no município de Pilar, tem causado um dano irreparável à natureza e vítimas fatais a comunidade. Uma das principais empresas que trabalham com a extração desse mineral no município é de propriedade de Pedro Vaz Ribeiro Neto (filho da prefeita de Pilar, conhecido na comunidade como Dom Pedro III), sem qualquer controle quanto à recomposição ou cumprimento de plano de recuperação ambiental da área impactada.

No ano passado, O MPF pediu que a Justiça Federal concedesse liminar determinando a imediata suspensão nas atividades de lavra exercidas por Pedro Vaz Ribeiro Neto, Pedro Vaz Ribeiro Neto – ME e Fábio Mendonça da Silva. Como também, que a Sudema e o DNPM deixem de conceder autorizações minerárias e licenças ambientais para a área da empresa Pedro Vaz Ribeiro Neto – ME. Tais medidas devem ser adotadas até o julgamento final (de mérito) da ação civil pública.

No município de Itabaiana, onde também havia a extração mecanizada de areia por algumas empresas, a Câmara Municipal aprovou uma lei proibindo definitivamente essa agressão ao Rio Paraíba. Seria muito bom que a Câmara Municipal de Pilar seguisse esse exemplo e também aprovasse uma lei proibindo a extração mecanizada de areia em nosso município. Devemos cobrar dos vereadores pilarenses a aprovação urgente dessa lei, antes que mais vidas sejam ceifadas pela exploração gananciosa e desordenada de nosso rio!


OS VEREADORES DE PILAR

Definitivamente, o Rio Paraíba já não é o mesmo que existia no tempo em que o menino de engenho, José Lins do Rego, tomava banho tranquilamente em suas águas, com os moleques da bagaceira. Dias difíceis estamos vivendo. As autoridades, juntamente com a sociedade, têm que tomar uma atitude urgente para coibir essa degradação absurda ao nosso meio ambiente!

Antonio Costta


ASSISTA AO VÍDEO


0 comentários:

HINO OFICIAL DE PILAR - cantado por Jordânia Borges

HINO OFICIAL DE PILAR- cantado por José Cosmo de Souza

Pilar(PB) Terra de Zé Lins

 
Pilar(PB) Terra de Zé Lins
Grupo Público · 958 membros
Participar do grupo
Poesias, fotos, eventos e notícias sobre o município de Pilar-PB.