terça-feira, 1 de outubro de 2013

Deputado denuncia promotor e prefeitura de PILAR

O deputado estadual Frei Anastácio (PT) denunciou, hoje, que a prefeitura de Pilar, com apoio de um promotor de justiça que atua no município, cometeram crime ambiental, ao invadir uma área de preservação dentro de um assentamento da reforma agrária para depositar lixo. “O pior de tudo é que utilizaram máquinas distribuídas pelo governo federal, através do PAC 2, para cavar as valas onde o lixo foi depositado”, disse o parlamentar.
Frei Anastácio fez a denúncia com a exibição de fotografias que ele fez, durante visita ao local, depois que recebeu a denúncia realizada pelos trabalhadores do assentamento Boa Sorte, ligado ao Instituto de Terras da Paraíba (Interpa).
“O mais surpreendente é que os trabalhadores descobriram que a prefeitura de Pilar estava colocando lixo do município e mais 15 cidades consorciadas, na área destinada para reserva ambiental do assentamento”, disse Frei Anastácio.
O deputado relatou que outro absurdo foi a utilização das máquinas do PAC 2, destinadas para beneficiar a agricultura família, usadas para abrir um buraco de 20 metros de largura, por 100 de comprimento, com quase 3 metros de profundidade. “Segundo informações que tivemos no local, o promotor de justiça município, Aldenor Medeiros, autorizou o despejo desse lixo, sem nenhum tratamento, nessa reserva permanente, sem ter autorização de nenhum órgão ambiental nem do Interpa”, denunciou o deputado.
O assentamento tem 735 hectares, com área de preservação ambiental de 146 hectares. “Os trabalhadores revoltados com a invasão de suas terras, e com o crime ambiental, sexta passado fecharam com arame farpado a entrada aberta pelas maquias para jogar lixo no local.

Audiência com a Sudema

Frei Anastácio informou ainda que, ontem (30), foi realizada uma audiência em Pilar entre o promotor, Sudema e representantes dos trabalhadores, que apresentaram a documentação da área. “A Sudema informou que a prefeitura, juntamente com o promotor não podem utilizar a área do assentamento como deposito de lixo”, disse o deputado acrescentando que aquele assentamento teve as terras desapropriadas através do crédito fundiário, e que os trabalhadores ainda nem terminaram de pagar o que devem ao governo.
“O que aconteceu em Pilar foi uma atitude abominável, típica de ditador, que de forma truculenta, tenta impor o terror à população. Estarei acompanhando este caso de perto, para defender os trabalhadores. E quem for mais a fundo saberá o que está acontecendo”, afirmou o deputado. Fonte: parlamentopb

2 comentários:

Unknown disse...

É VERGONHOSO MAS É VERDADE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PILAR SEM RESPEITAR AS LEIS AMBIENTAIS INVADE RESERVA AMBIENTAL DE FIGUEIRA ESCOLTADA DE POLICIA E TENTA TRANSFORMAR A MESMA EM UM LIXÃO... PORÉM, OS MORADORES INDIGNADOS COM A FORMA QUE OS “SENHORES DO PODER” INVADIRAM A RESERVA BUSCAM APOIO COM O DEPUTADO FREI ANASTACIO E AOS VEREADORES GILBERTO, JUNIOR E GABRIEL QUE INDIGNADOS SOLIDARIZAM APOIO AOS MORADORES. E DESTA INDIGNAÇÃO, DIANTE UM DISCASO DE TOTAL ABUSO DE PODER, SURGE UMA CORRENTE FORMADA POR MORADORES DONOS DA RESERVA, PELOS VEREADORES CITADOS, PELO EX- VEREADOR PONTUAL, EM PROL DA RESERVA AMBIENTAL DE FIGUEIRA E RESOLVEM DENUNCIAR E FECHAR A ENTRADA DA RESERVA E SÓ ASSIM CONSEGUEM IMPEDIR ESSA ABERRAÇÃO AMBIENTAL PRATICADA POR AQUELES QUE DEVERIAM PRESERVAR AS LEIS E OS DIREITOS DO POVO PILARENSE...
COMO BIOLOGO, BACHAREL EM ECOLOGIA E ALUNO DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, É A PRIMEIRA VEZ QUE EU VEJO UMA ADMINISTRAÇÃO RASGAR OS PRINCIPIOS DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL, CONTRADIZENDO AS LEIS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, DA SUDEMA, DO CONAMA, DO IBAMA E DA LEI ORGANICA DO PRÓPRIO MUNICÍPIO...
EM RESUMO, EM UMA RESERVA AMBIENTAL SÓ PODE SER INSTALADA ALGUMA ATIVIDADE CAUSADORA DE IMPACTOS AMBIENTAIS POR PARTE DE ALGUMA ESFERA DOS PODERES MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL APENAS SOB DETERMINAÇÃO DE LEI APROVADA E EMPÓS FEITO UM ESTUDO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA (EIA/RIMA). MAS COMO ESSA ADMINISTRAÇÃO NÃO CONSIDERA NINGUÉM E A POPULAÇÃO DE PILAR VIVE SOB UM SISTEMA POLÍTICO MAQUIAVÉLICO, TUDO É POSSIVEL: MENOS O POVO LEVAR A MELHOR. ESSE É O GOVERNO DE RECONSTRUÇÃO E CIDADANIA... NÃO TENHO NADA CONTRA E ATÉ, COMO VEREADOR, QUERO AJUDAR MAS GOVERNE POR E PARA PILAR E NÃO APENAS PARA SI!!!
AQUI FICA MINHA INDIGNAÇÃO... E SINCERAMENTE TENHO ORGULHO DE TER TOMADO ESSA LUTA DOS MORADORES DE FIGUEIRA PORQUE QUEM VOTOU EM MIM FOI O POVO E NÃO VIRGINIA OU O SEU FILHO QUE REALMENTE É QUEM GOVERNA PILAR HOJE.

PARABENS, MORADORES DE FIGUEIRA!!!!!!!


ASS: GILBERTO DE FREITAS ( VEREADOR DO PSB)

Profº. XYKO NETO disse...

Essa foi mais uma das atitudes inconsequentes dessa atual administraçao, acobertadas e respaldadas pelo representante municipal do Ministerio Publico. VERGONHA, esse e meu sentimento.

HINO OFICIAL DE PILAR - cantado por Jordânia Borges

HINO OFICIAL DE PILAR- cantado por José Cosmo de Souza

Pilar(PB) Terra de Zé Lins

 
Pilar(PB) Terra de Zé Lins
Grupo Público · 958 membros
Participar do grupo
Poesias, fotos, eventos e notícias sobre o município de Pilar-PB.