terça-feira, 2 de janeiro de 2018

A POETISA RISO MARIA CANTA A TERRA DA SUA INFÂNCIA




Poetisa Riso Maria participa da coletânea poética "Os Pilares do Brasil - Poemas & Crônicas", que já está disponível para venda antecipada no site do Clube de Autores. O livro com 324 páginas será lançado oficialmente no início deste ano nos estados de Alagoas e Paraíba. A coletânea foi organizada pelo poeta e escritor Antonio Costta e é composta por textos de escritores de seis municípios que tem Pilar no nome: Pilar (PB), Pilar (AL), Pilar de Goiás (GO), Pilar do Sul (SP) e Morro do Pilar (MG).

Riso Maria é atriz, professora de Teatro e poeta nasceu em João Pessoa - PB, em 23 de novembro de 1959. Criada no Sítio Chã de Areia - município de Pilar, terra de José Lins do Rêgo, começou ali, com as vindas dos circos, o gosto pelas artes cênicas. Quando eles iam embora, ficava na cabeça todo o imaginário lúdico desse universo. Um passo para os espetáculos criados ali mesmo, com a garotada, varas e lençois, nas noites de lua, no terreiro o candeeiro e as histórias dos Senhores de Engenho, Usineiros, ao som do sino da Igreja Matriz.
Aos 15 anos, retorna à capital para continuar os estudos e naturalmente há o envolvimento com o teatro. Ingressa na UFPB (Universidade Federal da Paraíba) no curso de Educação Artística. Milita no movimento estudantil, ao lado de Chico César, Beto Quirino, entre outros. Participa do Projeto Mambembão nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Participa do Circo Piolin sob a direção de Luiz Carlos Vasconcelos. Teve participação na novela da Globo, "Vereda Tropical", com Lucélia Santos. 
Ministrou aulas de Teatro na Febem ( Fundação do Bem Esstar do Menor) ainda na Paraíba. Chega à São Paulo em 1986, trabalha na APETESP (Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais de São Paulo), Célia Helena Produções Artísticas, na peça "Pegando fogo lá fora" de Gianfrancesco Guarnieri, com direção de Celso Nunes, como assistente de produção, no Teatro Imprensa com o espetáculo "Lua Nua" com Elizabeth Savala. Participou também, do Projeto Viagens Cênicas, da Secretaria de Cultura do Estado, pelo interior de São Paulo, com o espetáculo "Juvenal Tal E Qual" de Maria da Betânia e Edilson Castanheira.
Trabalha mais tarde com acompanhamento à pessoas especiais, durante 8 anos. Na Escola Pirâmide ministrou aulas de teatro na Educação infantil, durante 3 anos. No Colégio Uirapuru, como professora de Maternal e de Teatro para adolescentes. No ano de 2006 trabalha no Colégio Beatíssima Virgem Maria no Brooklin. (ATÉ 30/06/2010) Ali teatralizou "Passaredo" de Chico Buarque, para a campanha da fraternidade, com o tema Amazônia. Ao mesmo tempo administrou a Pousada Campo Belo.Tem textos publicados na Mirante, Revista Literária Santista.
Escreveu o monólogo Obra de Merda, registrado no Ministério da Cultura entre outros textos.

Alguns poemas de Riso Maria sobre Pilar:


Ô PILAR


Ô Pilar 
Dá-me tua mão 
Vem aqui no rio Paraíba pegar
A bacia de melão

Da porteira que eu olhava
Do quintal de Maria de Nô
Era do sol caindo 
Aumentando a minha dor

Dor de sonhar e acordar 
E não ter o olhar de Pilar
Da igreja matriz 
Da minha Chã de Areia

Meu Pilar dos “meus verdes anos” 
Do “fogo-morto” 
Onde eu ia pela estrada de pedra

Debaixo do braço da menina,
O “menino de engenho”

Era só como se falava 
Que o rio ia carregar Pilar...

Pilar reborda o rio
O rio que banha Pilar 
Ô Pilar

Riso Maria

***


EM PILAR
Eu vi o boi avoar 
O sapo cantar
A coruja mangar
O velho inventar

Na sacada da igreja 
Um enxame de abelha 
Mel gostoso, mel sagrado 
Até no pé de coco dava mel

Debaixo do mato
As casinhas pegavam fogo 
Se não chovesse do céu

Senti o cheiro do cangaço
Ouvi os tiros das espingardas
Não era maluco morrendo
Era apenas a realidade.

Pilar , meu encanto imaginário:
Parece que você está crescendo!!!
Até artista da Globo, vem de Pilar
Poetas, camaradas, venham todos 
Vale a pena ver de novo - Zezita Matos
De Pilar da Paraíba do Brasil de Zé Lins

Riso Maria

***


QUERO TU PILAR
Vejo pra Pilar
Canto pra te dar
Olhos que verdejam
Planos que encenam
Anos vindouros
De paz e progresso
Quero tu Pilar
Na linha dos teus trens
Nos trilhos dos poetas
Nos mortos que já foram
Nós vivos ainda estamos
Amando teus corredores
De festa em festas à fresta

Riso Maria

***


DO SANTUÁRIO DE ZÉ LINS
A felicidade voa mais que avião a jato
ente cajazeiras e genipapos
A felicidade fica mais perto de mim
dentro de um coração que bate forte
sem fim de sentir o Engenho Corredor
Sinto falta daquela estrada
do cheiro dos ramos orvalhados
do santuário de Zé Lins 
que tantas vezes eu abraçava
e sem esperança me afastava
Éramos tão pequeninos, vendo só mato crescer 
A noticia que vem de lá do Pilar me anima
enaltece a minha alma de poeta, 
clareia as minhas lembranças de criança. 
Um carnaval com as meninas do Engenho Corredor 

e o meu professor: João de Geografia.
Agora estando eu distante, aqui em Sampa, 

fugida, em busca de sonhos, ávida de esperança, 
venho através da nuvem detectar 
que "o sonho não acabou".

Riso Maria

***


PILAR
Pilar
Que não sai
Do papel
Dos meus sonhos.

Pilar
Que me via passar
Nos dias de verão
Que me via sonhar
Olhando as flores
Amarelas do chão.

Pilar
Que guarda minha poesia
E os meus olhos sentem
O meu coração saltitante
Alí, aqui, adiante meus pés
Meus reais sonhos de infância.

Pilar
Meus verdes anos passaram
de cara na casa de farinha 
Engenho engendrando o que 
só Zé Lins do Rêgo tinha
a loucura do curral
das urnas, da Una dos velhos
votos lacrados cansados de
lutar de sofrer e de querer.

Riso Maria

O livro já pode ser adquirido neste link: 

0 comentários:

HINO OFICIAL DE PILAR - cantado por Jordânia Borges

HINO OFICIAL DE PILAR- cantado por José Cosmo de Souza

Pilar(PB) Terra de Zé Lins

 
Pilar(PB) Terra de Zé Lins
Grupo Público · 958 membros
Participar do grupo
Poesias, fotos, eventos e notícias sobre o município de Pilar-PB.